Categories: World

Conheça dois canadenses que quase morreram no terremoto em Taiwan

Lilia Lemay, natural de Longueuil, e seu namorado Brandon Iwanishen, de Edmonton, estavam caminhando em Taroko Gorge, a leste da ilha, quando o chão tremeu.

No entanto, deve ter sido uma semana de férias mágica para o jovem casal residente em Dalian, na China. Ambos trabalham em uma escola internacional.

A Garganta do Taroko foi o local perfeito para comemorar o 34º aniversário da Lélia.

Pronto, então começamos nossa jornada às 7 horasH15. O vale era turquesa, o céu era azul, “texto”:Foi um dia perfeito. Sabemos que há muitos ônibus de turismo que chegam lá por volta das 8h, então iniciamos nossa viagem às 7h15. O vale era turquesa e o céu era azulFoi um dia perfeito. Sabemos que há muitos ônibus de turismo que chegam lá por volta das 8h, então iniciamos nossa viagem às 7h15. O estreito era turquesa e o céu era azul”, lembra Lilia Lemay, em entrevista à Rádio-Canadá.

O rali começou bem. O tempo estava perfeito.

Foto: Brandon Iwanishin

Lilia e Brandon estavam sozinhos em uma clareira quando de repente, às 7h58 da manhã de quarta-feira da semana passada, o chão tremeu, causando deslizamentos de terra ao seu redor.

Lilia diz: Fomos atacados com pedras. Tudo estava marrom e não dava para ver nada. Com o impacto, as pedras caíram no chão. Tentei proteger minha cabeça. Tentei me levantar, mas a pressão era muito forte de tudo que estava caindo.

Eu apenas disse para mim mesmo: “Aqui está, é 3 de abril. Amanhã não terei 34 anos. Já vai acabar”.

Citação do Lilia Limay

A decoração foi completamente alterada em poucos minutos.

Foto: Brandon Iwanishin

Em estado de choque, eles conseguiram fugir para se proteger perto de uma pequena central elétrica localizada nas proximidades.

Nós realmente não nos lembramos dessa parte. Mas a única coisa que podemos realmente presumir é que sim, esses instintos de sobrevivência entraram em ação e corremos rápido para aquela cobertura”, Brandon narra.

“Lembro-me do abrigo de concreto, mas estava fechado, então não pudemos entrar”, acrescenta. A última coisa que me lembro é de estarmos de quatro tentando nos proteger. Nós nos escondemos atrás desta pequena parede.

Esta construção permitiu ao casal se proteger das pedras que caíam sobre eles.

Foto: Brandon Iwanishin

Ambos ficaram gravemente feridos.

Lilia sofreu uma fratura na vértebra e muitos ferimentos. Brandon sofreu uma fratura exposta no crânio e outra no pé.

Às 15h30 daquela tarde, dissemos: “Temos cerca de duas horas de luz do dia”. Caminhamos por 45 minutos. Sabíamos que ambos estávamos feridos, mas dissemos: “Podemos andar? Sim. Vamos lá.”

Citação do Lilia Limay

:\”Estou bem, estou bem.“(\”Está tudo bem, estou bem.\”) Mas eu vi o ferimento dele e percebi que não era isso.\”multar\”.Eu não queria que passássemos a noite”, “Texto”: “Eu realmente não queria passar a noite. Brandon, ele não viu o ferimento na cabeça. Ele, ele me disse , 'Estou bem, estou bem.'” \”Bom\” Eu não queria passar a noite aqui”}}”>Eu realmente não quero passar a noite. Brandon, ele não viu o ferimento na cabeça. Ele me disse: “Estou bem, estou bem.(“Está tudo bem, estou bem.”) Mas eu vi o corte, sabia que não era.multar“Eu não queria passar a noiteLília insiste.

O terremoto de 3 de abril foi o pior em 25 anos em Taiwan.

Foto: Brandon Iwanishin

Movidos por instintos de sobrevivência e adrenalina, eles informaram sua localização aos entes queridos antes de perderem o sinal de celular. Quase sem comida ou água, eles chegaram ao início da trilha antes de serem evacuados no final da noite com outros caminhantes.

Brandon registrou todos os dados de voo desde que partiram. Este foi um dos elementos mais importantes que lhes permitiu resgatar e navegar para encontrar o ponto de partida do caminho.

Eles conseguiram caminhar até a entrada do corredor.

Foto: Brandon Iwanishin

Brandon ressalta que notamos que as pedras não caíram no rio. Então pensamos que usar o rio seria a nossa melhor opção para chegar lá, apesar dos numerosos tremores secundários.

Finalmente chegamos a este local onde existem abrigos, onde se vendem comida e lembranças. Encontramos os outros dez sobreviventes lá. Eles estavam todos protegidos lá. Eles disseram que nenhuma pedra caiu naquela área. Ver todos seguros foi como a manhã de Natal!

Citação do Brandon Iwanishin

O grupo de 12 caminhantes foi levado a um hospital na cidade de Hualien.

O casal terá que ficar lá por pelo menos mais 10 dias para se recuperar das cirurgias. Lilia usa colar cervical e Brandon raspou a cabeça desde que passou por uma cirurgia na cabeça.

O casal terá que ficar internado por pelo menos mais dez dias.

Foto: Brandon Iwanishin

Cada tremor secundário – mais de 700 foram registrados na semana passada – causa pânico.

Para nós, no Vale Taroko, cada tremor secundário significava que tínhamos que ter cuidado, porque caíam pedras, diz Lilia. Acho que é difícil se livrar dessa sensação de não entrar em pânico, mas de estar extremamente alerta.

Durante os primeiros grandes tremores secundários, quando estávamos no hospital, tenho quase certeza de que tive um ataque de pânico. Achei que o teto estava caindo sobre nós. Acho que é um sentimento ligado a onde estivemos. Cada vez que há um tremor maior, tem uma enfermeira que bate na nossa porta e pergunta se estamos bem“, você confia.

Lilia Lemay, natural de Longueuil, e Brandon Iwanishen, de Edmonton, ficaram gravemente feridos no terremoto.

Foto: Brandon Iwanishin

Lilia e Brandon expressam sua gratidão. É impossível esquecer, entre outras, esta mulher generosa, Rufina, que conheceram no hospital.

Ela viu que eu estava com dor. Ela segurou minha mão e acariciou meus cabelos”, explica Lilia. Ela descobriu que era meu aniversário e voltou com um bolo e um cartão de aniversário. Foi inacreditável a gentileza das pessoas e dos estranhos.

Ficamos impressionados com o amor e o apoio de nossos amigos, familiares, colegas de trabalho e de todos que fazem parte da comunidade aqui.Brandon acrescenta.

O casal também se diz impressionado com a assistência rápida e contínua prestada pelo Consulado Canadense em Taipei. Seu representante os visitava quase todos os dias no hospital.

O programa para os próximos dias, apesar das dores constantes, pode ser resumido em uma palavra: descanso.

Vamos para lá com pequenos objetivos. Ser capaz de andar pelo corredor. Hoje tomei banho com a ajuda das enfermeiras. Segunda-feira pudemos assistir a um filme. Pequenas coisas assim. Acho que nos sentimos melhor a cada dia“Lília disse.

Published by
Alec Robertson

Recent Posts

Usando excitações atômicas para medir a rotação do espaço-tempo

A taxa de excitação de átomos sob diferentes valores de ohm. Fonte: Arksif (2024). doi:…

1 semana ago

Samsung Electronics anuncia SDC24, marcando uma década de inovação aberta e destacando inovações em IA

Desenvolvedores, parceiros e clientes estão convidados a participar da Samsung Developer Conference 2024 pessoalmente ou…

Kamala Harris na CNN: Entre a cautela e a admissão de fraqueza

essa noite, Kamala Harris finalmente dá sua primeira entrevista com Dana Bash na CNN. Mas…

Brasil: Aplicativo X ameaçado de suspensão pela Justiça

Enquanto na França, o chefe do Telegram, Pavel Durov, está sendo investigado pela Justiça, no…

OVNI da Virgínia

Estúdio Europa 1 Temporada 2023 - 202420h, 14 de maio de 2024Uma pequena cidade foi…

Novo ‘plástico vivo’ se destrói quando descartado: ScienceAlert

Os cientistas conseguiram criar um “plástico vivo” que se destrói quando o material que o…