Especialistas em nutrição revelam os piores alimentos e bebidas para a saúde do cérebro

Especialistas em nutrição revelam os piores alimentos e bebidas para a saúde do cérebro

Existem muitas razões pelas quais você quer comer bem, mas entre elas, uma das prioridades pode ser melhorar a saúde do seu cérebro.

Da redução do risco de demência ao apoio à saúde mental, os especialistas dizem que há boas razões para limitar esses alimentos e bebidas, se você ainda não estiver fazendo isso.

Confira esses detalhes – e os motivos para limitar essas opções de comida e bebida.

Sucos de frutas e outras bebidas açucaradas

É hora de cortar sucos e bebidas açucaradas.

“Muitas pessoas [drink] Um copo alto de suco de frutas no café da manhã sem perceber o quanto isso afeta o cérebro. Sucos de frutas têm alguns nutrientes benéficos, mas ainda são bebidas açucaradas que quase não têm fibra”, diz Susan Kelly, nutricionista registrada no pacific-analytics.com, um laboratório de diagnóstico que realiza vários exames médicos.

“O consumo de bebidas açucaradas causa uma redução no volume geral do cérebro e no volume do hipocampo”, continuou ela.

O suco de frutas açucarado pode ter um impacto negativo na saúde do seu cérebro.
Getty Images / Westend61

Kelly acrescenta que é melhor comer a fruta inteira em vez de tê-la em forma de bebida. A British Heart Foundation diz que a mistura da fruta faz com que os açúcares naturais “de dentro das paredes das células da fruta se tornem ‘açúcares livres’ – com açúcares adicionados, como mel e xarope de bordo”.

Álcool demais

Happy hour de duração, o ritual de beber ou jantar com vinho aparentemente não é bom.

As bebidas alcoólicas afetam as vias de comunicação em seu cérebro em grande medida. “Torna-se difícil para uma pessoa que bebe muito álcool se lembrar de coisas e processar novos dados, deixando-os facilmente deprimidos e agitados”, diz Kelly.

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“Para evitar tais danos ao cérebro, as mulheres não devem beber mais do que um copo de álcool e os homens devem beber dois copos por dia”.

açúcar refinado

Por que sobremesas deliciosas como bolos, sorvetes, iogurtes, biscoitos e doces são ruins para o cérebro? A resposta está no teor de açúcar refinado.

O intestino contém bactérias benéficas conhecidas como microbiota, que desempenham um papel importante na manutenção de um corpo e mente saudáveis. Esses benefícios para a saúde incluem também a saúde mental. Conhecido como o “pivô do intestino”, oferece Trista K. Best, um nutricionista registrado com suplementos Balance One (Balanceone.com).

Ela acrescenta que, para se alinhar com esse “eixo intestino-cérebro”, é importante entender o sistema nervoso entérico, a vasta rede de neurônios que revestem o trato intestinal, transmitindo mensagens do intestino para o cérebro e vice-versa. .

Alimentos deliciosos como sorvete podem acabar fazendo mal ao seu cérebro.
Alimentos deliciosos como sorvete podem acabar fazendo mal ao seu cérebro.
Imagens Getty

“Os pesquisadores descobriram que existe uma linha direta de comunicação entre o cérebro e o sistema nervoso entérico: isso é o que eles chamam de eixo intestino-cérebro”, diz ela, referindo-se a um artigo publicado no Integrative Medicine: The Journal of Clinical.

Essa linha de comunicação funciona em ambas as direções, ligando os centros emocionais e cognitivos do cérebro à função do intestino periférico. Essa associação torna extremamente importante manter um intestino saudável e o equilíbrio do microbioma”, diz Best, observando que o açúcar na dieta pode levar à displasia intestinal. [an imbalance].

grãos refinados

Assim como o açúcar refinado, reduza a ingestão de produtos de grãos refinados, como pão branco, pizzaBurritos, arroz branco e massa branca para ajudar a manter um cérebro saudável e funcional.

“Os grãos refinados aumentam a inflamação e podem piorar a saúde mental”, diz Sheetal Dikaria, MD, médico especializado em dor e saúde mental (revitalizemedcenter.com).

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Em vez de comer grãos refinados com alimentos como macarrão, escolha uma opção mais integral para ajudar seu cérebro.
Em vez de comer grãos refinados com alimentos como macarrão, escolha uma opção mais integral para ajudar seu cérebro, dizem os especialistas.
Imagens Getty

“Altos níveis de inflamação foram associados a distúrbios de saúde mental, incluindo depressão e fadiga”, continuou ela, referindo-se a uma pesquisa publicada em 2019 na revista científica Frontiers in Immunology.

Em vez de grãos refinados, escolha produtos de grãos integrais, como pão integral, macarrão integral, cevada, aveia, arroz integral e milho – para citar alguns.

Você consome muitas calorias

Pode não ser um tipo específico de alimento ou uma classe específica de alimentos, mas consumir regularmente muitas calorias pode ser uma má notícia para a saúde do cérebro, de acordo com especialistas.

“Além disso, comer demais ou consumir muitas calorias em um período mais curto está associado a um risco aumentado de problemas de memória e comprometimento cognitivo em geral”, diz Kelly.

“Comer demais causa obesidade, que contribui para diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, que podem causar Alzheimer e outras doenças cerebrais”.

Refrigerantes dietéticos

Se você acha que refrigerante diet é melhor para o seu cérebro, tenha cuidado.

“Estudos mostraram que mesmo refrigerantes diet, que alguns acreditam serem opções saudáveis, têm sido associados a maior inflamação cerebral e aumento do risco de depressão”, diz Decaria.

Bebidas dietéticas podem eventualmente levar à inflamação no cérebro.
Bebidas dietéticas podem eventualmente levar à inflamação no cérebro.
Getty Images / IM

O médico de dor integrativo certificado pelo conselho cita uma pesquisa de 2015 publicada no Journal of Missouri Medicine. E, embora seja necessária mais investigação científica, há muitas outras razões de saúde para desistir de refrigerante diet (pode reduzir a densidade óssea, de acordo com um estudo de 2020 sobre alto consumo de refrigerante e aumento do risco de fraturas) – então pode ser por isso. este. A palha que quebra as costas da Diet Coke.

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alimentos inflamatórios

Outro tipo de alimento para evitar para melhorar a saúde do cérebro são lanches que causam inflamação, de acordo com Kelly.

“Lixo, frituras, produtos açucarados e carne vermelha são os inimigos do seu cérebro se você comer demais”, diz Kelly.

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