Astrônomos descobrem um buraco negro em NGC 1850

Imagem do Telescópio Espacial Hubble (HST) de NGC 1850. Crédito: ESA, NASA, Martino Romaniello (Observatório Europeu do Sul, Alemanha).

Uma equipe internacional de astrônomos relatou a descoberta de um buraco negro em um aglomerado globular conhecido como NGC 1850. O buraco negro recém-descoberto tem cerca de 11 vezes a massa do Sol e acaba por fazer parte de um sistema binário. A descoberta é detalhada em um artigo publicado em 12 de novembro em arXiv.org.

na condição buracos negros Eles não são diretamente observáveis ​​e provar sua existência é um desafio. A evidência mais forte de buracos negros vem de sistemas binários nos quais uma estrela visível pode aparecer orbitando uma companheira massiva, mas invisível. Portanto, os astrônomos usam esses sistemas para detectar diretamente a presença de um buraco negro estudando o movimento de um objeto visível orbitando ao redor dele.

Até agora, apenas algumas detecções dinâmicas diretas de buracos negros não interagentes em aglomerados de estrelas foram feitas devido a limitações de observação. Além disso, nenhuma detecção dinâmica direta de um buraco negro em uma supermassa massiva foi relatada até agora. Encontrar tais objetos pode ser crítico para o avanço do nosso conhecimento sobre a função da massa elementar e a evolução dinâmica inicial dos buracos negros em ambientes de alta densidade.

Agora, um grupo de astrônomos liderados por Sarah Sarachino, da Liverpool John Moores University, no Reino Unido, relatou a primeira descoberta dinâmica de um buraco negro com um companheiro em um planeta esférico. cacho (GC). O objeto, chamado NGC 1850 BH1, é encontrado em NGC 1850 – é um pequeno (cerca de 100 milhões de anos) e maciço (cerca de 100.000 massas solares) GC na Grande Nuvem de Magalhães (LMC). A descoberta faz parte de uma busca sistemática por buracos negros de massa estelar em jovens aglomerados de estrelas massivas no LMC, explorando observações por MUSE (Multi-Unit Spectrograph) capturadas no Very Large Telescope (VLT) do ESO, observando o Radial. mudanças de velocidade.

De acordo com o estudo, o binário recém-descoberto consiste em um buraco negro com uma massa de aproximadamente 11,1 massas solares É uma estrela de sequência principal (MSTO) com cerca de 4,9 vezes a massa do Sol. É um sistema geminado com curta duração de 5,04 dias e uma inclinação orbital ao nível de 38 graus.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que o sistema provavelmente passará por uma inundação Roche-Lobe, uma vez que a estrela companheira evolua fora da sequência principal. espere estável transferência de massa e emissão de raios-X significativamente, o que geralmente resulta em alargamento do diodo.

“A transferência de massa provavelmente terminará quando a maior parte do envelope de hidrogênio da estrela doadora for transferida para uma companheira ou perdida do sistema, deixando o núcleo de hélio da estrela. Se assim for, provavelmente passará por outra fase de transferência de massa (e emissão de raios-X ) à medida que a estrela se extingue. Hélio em sua casca, e termina como um buraco negro + sistema anã branca ”, explicaram os astrônomos.

Resumindo os resultados, os autores do artigo observam que sua descoberta pode ser o ponto de partida para a construção de buracos negros função de massa elementar. Além disso, seu estudo apóia a busca por uma gama completa de buracos negros detectáveis ​​dinamicamente.

Um buraco negro encontrado escondido em um aglomerado de estrelas fora de nossa galáxia