A dieta pode realmente reduzir o risco de demência?

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Yelenaimchuk | iStock | Imagens Getty

Alguns fatores de estilo de vida podem reduzir suas chances de desenvolver demência, desde atividade física até exercícios que estimulam o cérebro e os alimentos que você incorpora em sua dieta.

“[Some] Foi demonstrado, em vários estudos, que as dietas em geral estão associadas a um menor risco de demência, a um menor risco de doenças cerebrais e a uma maior esperança de vida.” Dr. Hussein Yassinprofessor associado de neurociência na Keck School of Medicine da University of Southern California.

Esses planos de refeições são principalmente baseados em vegetais e incluem óleos saudáveis, antioxidantes e gorduras insaturadas, como peixes gordurosos, disse Yassin à CNBC Make It. Eles também não dependem e geralmente não incluem alimentos processados.

Isto pode parecer muito semelhante a dietas populares como a dieta mediterrânica e a dieta DASH, que é o que os investigadores também pensam.

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A Dieta MIND é uma intervenção da dieta Mediterrânea-DASH para retardar a neurodegeneração, que foi formulada em 2015. Estádio Liderado pela epidemiologista nutricional Martha Clare Morris.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que aderiram à dieta mediterrânea e à dieta DASH tiveram melhores níveis de desempenho cognitivo do que as pessoas que não seguiram essas dietas. O estudo também descobriu que comer grãos integrais, folhas verdes, nozes e frutas vermelhas também estava associado à melhoria da saúde do cérebro. O jornal New York Times.

“Tanto a dieta mediterrânica como a dieta DASH já foram associadas à preservação da função cognitiva, através dos seus efeitos protetores contra doenças cardiovasculares, que por sua vez mantêm a saúde do cérebro”, segundo “Fonte de nutrição“, Centro de Informação Nutricional da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan.

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Estes são os alimentos incluídos na Dieta MIND, conforme mencionado na Fonte Nutricional:

  • Grãos integrais
  • Legumes, especialmente os verdes e folhosos
  • Nozes
  • Feijão
  • Bagas
  • Aves
  • Peixe
  • azeite

A Dieta MIND também incentiva você a limitar o consumo destes alimentos:

  • Pasteis e doces
  • carne vermelha
  • queijo
  • Comidas fritas
  • Manteiga/ghee

A Dieta MIND recebeu algum ceticismo sobre a sua eficácia na prevenção da demência depois que o primeiro ensaio clínico foi publicado em agosto de 2015. Novo Jornal Inglês de Medicina.

Ao longo de três anos, mais de 600 pessoas com 65 anos ou mais foram divididas em dois grupos: um grupo seguiu a dieta MIND e o outro grupo seguiu a dieta natural. Além disso, todos os participantes foram treinados para reduzir calorias para perder peso.

Na conclusão do estudo, não houve alterações significativas nos níveis de cognição daqueles que seguiram a dieta MIND em comparação com aqueles que não a seguiram.

Mas Yassin acredita que há mais nuances nesta descoberta e que a conclusão não deveria ser que a dieta MIND é ineficaz.

“Se você pega alguém que não faz uma dieta nutritiva e não faz muito exercício, também não dorme bem [and] “Eles têm fatores de risco para demência, e esses fatores de risco tendem a se agrupar”, diz Yassin.

“E então se você mudar apenas um [lifestyle factor], que neste caso é a dieta MIND, provavelmente será menos eficaz. “Não é que seja ineficaz.”

Para colher os benefícios que a Dieta MIND pode oferecer na prevenção da demência, “temos que ser mais holísticos”, acrescenta.

Além de seguir uma alimentação saudável, para reduzir o risco de demência, Yassin também recomenda o seguinte:

  • Pratique atividades físicas e exercícios
  • Obtenha qualidade suficiente Dorme
  • Beba menos álcool
  • Mantenha-se socialmente ativo
  • Controle condições médicas crônicas, como obesidade e diabetes, mantendo-se saudável
  • Sempre se envolva em alguma forma de educação, especialmente aprendendo novas habilidades
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“Percebemos que existe uma interação entre uma alimentação saudável [and] “Um estilo de vida saudável e temos que olhar para o quadro geral.”

“A alimentação e a nutrição são muito importantes, mas no contexto do estilo de vida e não isoladamente.”

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